segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Divulgação de carta manifesto em apoio aos professores do Estado do Rio de Janeiro

Olá, queridos leitores e amigos!!
Nossa, tem tanto tempo que não passo por aqui... Meu filhote está cada dia mais lindo e mais sapeca! Super esperto! Corre tudo e já está na escolinha!
Teve uma virose - estomatite. Ficou afastado da escola mas retorna amanhã. Graças a homeopatia ele se recuperou bem. Anda manhoso... só quer colo, puxa meus cabelos, me morde... já está ganhando umas palmadinhas, já o coloco de castigo para pensar...
A adaptação está difícil mas vou persistir. Até porque estou trabalhando nesta escola também, olha que beleza! Estou lecionando música, voltando às minhas origens hehehe.
Bom, hoje estou aqui para divulgar uma carta escrita por uma grande amiga, professora com excelente formação, que está indignada com a falta de apoio à educação tanto dos nossos governantes quanto da própria mídia. Me ajudem com esse manifesto. Avisem seus amigos blogueiros e a quem mais possa interessar. Se pensarmos bem, repassamos tantas coisas fúteis na internet (correntes de tudo que é tipo, simpatias, benzeduras... tem gente que repassa pornografia direto). Eu quero um país melhor! Eu quero que meu filho tenha o direito de estudar e ter professores felizes, com tempo de dar a devida atenção ao seu aluno.
Sou professora há 13 anos. Ando cansada mesmo. Para fazer um salário decente preciso dar aulas das 7 da manhã até as 22 horas. E quem irá educar meu filho? A professora que depender do piso da categoria (seja ele da rede particular ou pública) vai ter que abandonar literalmente seu lar, sua família para pagar suas contas - ou contar com um super marido, muito bem empregado para arcar com as despesas do lar. E o professor que é pai, que é chefe de família? Simplesmente não vive. Apenas trabalha.
Até 2007 encarava 24 turmas, cerca de 1200 provas por mês para corrigir. Gastava 2 canetas vermelhas (por mês) para corrigir as avaliações. Elaborava cerca de 30 tipos de avaliações diferentes por mês - isso significam horas na frente do PC. Detalhe: não ganhava grandes coisas, recebia atrasado e ainda tive que pôr uma das escolas na justiça - e ainda aguardo decisão para receber meus direitos previstos por lei. Em 2007 estava gravidíssima, ok? Imaginem então como era...
Ser professor no Brasil é um verdadeiro sacerdócio. Falta pouco para estes grandes profissionais fazerem votos de pobreza e trabalharem somente por amor (e olha que já existem professores trabalhando desse jeito).
Tomara que algum político, que esteja buscando algo de útil na internet chegue a ler meu blog e a carta a seguir. Quem sabe as mudanças não irão acontecer mais rápido. O blog é um meio de comunicação e estou aproveitando isto para ajudar meus colegas de trabalho pois quero que minha profissão seja respeitada e bem valorizada.
Se não fizermos nada nossos filhos não terão uma educação dos sonhos e um futuro promissor, futuro este tão almejado por nós, mamães e papais.
E-mail enviado para os deputados estaduais. Assunto: PL 2474 a ser votada em 8/09, terça-feira‏
"Caros deputados,
tenho 33 anos e sou professora de Português da Rede Estadual. Venho por meio deste e-mail apelar pelo bom-senso dos senhores e pedir que digam NÃO ao PL 2474 que é uma vergonha nacional. Como pode haver valorização da educação neste país com essa proposta absurda de aumento de salário dividido em 6 anos? E a redução para 7,5% entre níveis?
Qualquer profissional quando acaba de sair da faculdade carrega em si uma vontade louca de fazer algo pelo seu estado e pelo seu país através de sua profissão. Dessa forma, fazemos o concurso público e vemos que a realidade que se apresenta é muito diferente do que imaginávamos. Mesmo assim, continuamos por acreditarmos no que fazemos e seguimos e persistimos.Só que chegamos a um ponto que não sabemos no que acreditar nem se vale mais a pena prosseguir diante de absurdos que vemos bem diante de nossos olhos. Os professores têm família. Eles precisam comer, vestir, ter uma vida digna. Aí os senhores podem pensar:" Mas quando o professor fez o concurso, sabia do valor salarial". E eu respondo: Claro, sabíamos e não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a dignidade desse profissional.
Por que temos que receber "pingado" em seis anos como uma esmola por um trabalho que prestamos? Paremos para pensar: Por que será que faltam profissionais na rede pública de ensino? Porque o profissional da educação tem percebido que não é valorizado pelo governo, pela mídia. O que há é um discurso de que "Só através da Educação é que o país irá melhorar", mas na prática nada acontece.
Senhores, pensem bem. Dependendo da aprovação ou não desse PL 2474, teremos certeza -eu e meus colegas de profissão- do que os professores realmente representam para os deputados deste país. Por que a opinião do governador nós já sabemos: Para ele não valemos NADA!!!

Um forte abraço,
Ana Cristina Rosito."