quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aff!! Voltando a postar... Amamente seu filho até quando der - e puder!

Olá, amigas!!
Andei meio sumida do blog... são tantas as atribuições de uma mãe que trabalha fora que alguma coisa iria sair da rotina. Daí meu cantinho ficou super abandonado... snif snif.
Hoje recebi uma postagem (comentário) do Ministério da Saúde no meu post de fev / 2008 falando da necessidade da amamentação.
Bom, sou meio suspeita para falar disso já que o meu pequeno príncipe ainda mama no peito - está com 2 anos e 9 meses. Há quem me critique por isso por considerarem meu filho grande e que meu leite "não serve mais para ele".
Ok. Realmente o leite não é o principal alimento dele (e nem é o de nenhum outro ser humano) mas se ele continua forte feito um touro, não adoece com tanta facilidade e eu ainda tenho tanto leite no peito, por que eu deveria cortar esse ato de amor?
Penso da seguinte maneira: ele não irá mamar no peito a vida inteira. Hoje em dia ele mama apenas quando acorda e ao deitar (a não ser que ele esteja dodói - aí sim, permito que ele mame no peito quando quiser).
Meu filho come de tudo! Bom garfo, bebe sucos, refrescos, refrigerante (quando deixo), as vezes come até papel, massinha na escola... ou seja, amamentar não interfere na dieta da criança!
Amamentar não atrapalha a mamãe quando vai trabalhar. Eu, por exemplo estou trabalhando. Claro que ficamos um pouco mais presas à eles rsrsrs mas o olhar dele e a manifestação de carinho neste momento são impagáveis!!
Já ouvi falarem que o leite materno muda com o tempo (bom, só mudará se a mamãe mudar radicalmente seus hábitos alimentares e começar a ficar fraca, anêmica...).
Sobre a questão de deixar de amamentá-los para ficarem mais independentes - será? Conheço muitas mães que substituem o peito pela mamadeira com a intenção de deixá-los independentes... e seus filhos continuam dependentes - da mamadeira!
Mamães, amamentem sempre e não deem ouvidos aos que julgarem que a criança não precisa mais do seu leite. Se seu bebê parar de mamar no peito, ok. Mas não neguem o peito! Eles crescem tão rápido, que bate saudades do tempo em que eu amamentava a cada 2 horas - ele, tão pequenino, nos meus braços... ai, que saudades!!!

Um comentário:

Lydia Silveira disse...

OLA SUMIDA, A MINHA REBECCA ESTA C 2 MESES, ADORO DAR DE MAMA PRA ELA, E KERO DAR MAMA ATÉ QUANDO ELA Ñ KERER MAS, VO SEGUI SEU EXEMPLO JA Q ESTOU COMEÇANDO AGORA, SEU FILHO ESTA LINDO BJIM PRA VCS