quarta-feira, 19 de março de 2008

Feliz Páscoa! Cuidado com a dengue!

Oie!!
Nossa estou tão feliz com meu filhote... ele a cada dia tá mais fofo e mais esperto. Ontem ele ficou rindo enquanto falava com o paizinho dele durante o BBB8. Muito lindo o sorriso inocente do meu bebezinho!
Tá chegando a Páscoa, pena que ele ainda não pode comer chocolate, mesmo assim farei uma caixinha do coelhinho pra ele tirar retrato. Não sei se falei no último post, mas comprei pra ele uma camisetinha bordada com 2 coelhinhos e a frase "Feliz Páscoa" - vou tirar as fotinhos e colocarei aqui, isso se minha câmera deixar (tô desconfiada que ela tá com defeito e isso não pode!).
Mamães internautas do Rio de Janeiro, atenção: Cuidado com a dengue!! Após as chuvas a proliferação dos mosquitos aumenta por isso tenham cuidados mais do que redobrados com acúmulo de água em vossas casas e na vizinhança. Temos que vencer a dengue como vencemos tantas outras doenças, não é mesmo? Por favor, coloquem calças compridas e meias nas crianças e nos bebês mesmo com todo esse calor. Estudos comprovam que o maldito mosquito costuma atacar nas pernas e pés e que a picada não deixa vestígios, não coça. CUIDADO!! Se tiverem dúvidas, acessem o site do governo: www.saude.gov.br
Aqui em casa além de todos os cuidados pra não deixar água acumular, manhtenho repelentes elétricos ligados 24 horas! O carrinho do bebê também tem mosquiteiro.
Pesquisei sobre os costumes do mosquito da dengue e pasmem: eles também proliferam em água suja (tanto faz água suja ou limpa estando parada é ótimo pra eles), têm autonomia de vôo até 800 metros de altura e deslocamento de até 1 km. Isso quer dizer que não adianta vc ter cuidado se a comunidade não colaborar. Ah, o mosquito detesta frio (temperaturas abaixo de 18ºC) e morre quando a temperatura atinge 42ºC. Ou seja: ele ama o clima ameno até 35ºC aproximadamente. Essa época é danada pra doença se alastrar.
Conselhos: aos primeiros sintomas, corra pro hospital!! Além de muita hidratação e apenas medique com paracetamol (tylenol, dôrico...). A dipirona só é dada no hospital pois se a dipirona pode provocar erupções na pele (se a pessoa for alérgica) semelhantes à dengue hemorrágica dificultando o diagnóstico. Nos bebês que só mamam no peito manter a amamentação.
O chato é que os pesquisadores da Fio Cruz estão ficando loucos!! A piora da doença ocorre quando a febre passa, sabiam? Por isso, cuidado! A dengue pode matar!!
Blogueiras, me ajudem na campanha contra a dengue divulgando informações úteis. Isso serve pra todo o Brasil já que a dengue é uma doença tropical e qualquer lugar pode ter o surto.
Desejo a todos os internautas uma Páscoa de reflexão: o que poderemos fazer pra melhorar o mundo? O que poderemos fazer pra mudarmos como pessoas?
Páscoa quer dizer: vida nova, ressurreição. Por isso desejo vida nova pra todos nós com muita paz e amor no coração das pessoas.

4 comentários:

Raquel disse...

Menina se eu morasse no Rio estaria desesperada, mas estou em Sampa, todo o cuidado é pouco com nossos bebes né ?

Passei pra desejar uma linda Páscoa

bjs meu e do Rafinha

Dri disse...

Espero que a sua Páscoa tenha sido boa... vc conseguiu acessar o nosso blog? Mandei a autorização por e-mail! Beijos :)

Danielle disse...

olá Anna passo pra deixar beijos.

Anônimo disse...

pois é, cuidado com a dengue, a coisa está realmente feia, rsss
bjoks
nina e nathan