quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
O primeiro resfriado
Fiquei de colocar as fotos da comemoração do 2º mesversário do Alexander. Pretendia fazer no dia 16 só que ele amanheceu totalmente congestionado. Tadinho: cheio de catarro, não conseguia nem mamar direito. Liguei imediatamente pra pediatra dele e ela recomendou nebulização com soro fisiológico e 2 gotinhas de álcool. Fiz e ele sentiu-se aliviado. Nebulizava a cada 4 horas, menos de madrugada quando ele tava dormindo profundamente - ficava com peninha de acordá-lo. Teve uma melhora, fomos à pedi dia 19 e pasmem: 2 meses e 5 dias com 5.850 gramas. Em 1 mês ele engordou 1.700g só com leite materno. Uma vitória!!
Na 5ª passada ele amanheceu com muita tosse e aí sim a pediatra prescreveu mucosolvam gotas (5 gotinhas a cada 12h), manteve a nebulização e a higienização com rinossoro. Aliás ele detesta aquela bombinha de aspirar as narinas. Chorava pra valer durante a aspiração. Temia levá-lo pra emergência do hospital e internarem meu pequeno sem necessidade. Fiquei traumatizada com o 1º mês dele: 12 dias direto em UTI fora os 4 primeiros dias de vida tb em UTI.
Por isso alerto a todas as mamães de primeira viagem: prestem muita atenção ao bebê de vcs! Logo no primeiro sintoma de um possível resfriado liguei imediatamente pra médica dele. Só levaria ao hospital se não tivesse melhoria alguma. Minha história com hospital é bem sinistra.
No dia 02/01 ele engasgou em casa, corremos pra emergência e resolveram interná-lo na UTI - foram 4 dias revirando literalmente meu bebê com tantos exames. Sabe aquela frase: "panela que muito mexe, desanda"? Pois é: só no 3º dia de internação resolveram fazer a pHmetria e detectaram refluxo gastroesofágico. No 4ºdia ele teve alta e, menos de 24 horas depois nos telefonaram do mesmo hospital dizendo que havia um exame pendente e que ele estaria com infecção urinária. Tive que correr com medo de um mal maior, afinal ele não tinha nem 1 mês de vida. Foram 7 dias de antibiótico na veia e graças a Deus deu tudo certo. Só que graças a Deus mesmo! Logo de cara suspeitei de ser infecção hospitalar - a bactéria que ele pegou tem um grande índice de infecção hospitalar no país. Tanto que na semana passada um dos pais que tinham um bebê internado na mesma UTI infelizmente perdeu o dele - por infecção! Este bebezinho fez uma cirurgia cardíaca neste hospital e teria alta alguns dias depois do meu bebê. Resumo da ópera: como constatou-se infecção no bebê ele não foi liberado ficando 1 mÊs a mais e veio a óbito. Outro bebê tb estava na mesma situação: tudo corria bem e de repente uma infecção (infelizmente estava mt mal). Nossa, meu bebê tá aqui comigo por obra de Deus!!!! Ainda não posso divulgar o nome do hospital aqui no Rio pois quero me certificar com as famílias que perderam seus bebês vítimas de infecção se foi com a mesma bactéria para daí corrermos atrás com a ANVISA. Uma UTI dessas tem que ser interditada!!!! Engraçado que neste mesmo hospital vi crianças sendo internadas com uma simples amigdalite. Minha mãe falou que se amigdalite tivesse que tratar com internação eu e minha irmã teríamos ficado anualmente internadas - desde que me conheço por gente tinha crises de amigdalite. Acho que a questão do plano de saúde, ganhar dinheiro às custas disso está gerando uma banalização da vida. Fiquei dentro desse hospital 12 dias inteiros e vi e ouvi muita coisa e nunca vi tanta internação na minha vida! Muitas delas por doenças tratáveis em casa com amoxilina. E olha que esse hospital é tido como um dos melhores em pediatria aqui no Rio! Faz cirurgias de grande porte! REalmente eles têm grande médicos mas a equipe de enfermagem... deixa mt a desejar.
Bom vou parar por aqui pq meu pequeno tá chorando.
Assim que eu puder coloco fotos dele mais recentes.
bjssss
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Os 2 meses de Alexander
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Pouco sono e muitas cólicas
cheiroso e prontinho pra namorar...
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Esquentando os tamborins
"Sou o neném bolinha da estrela."
Enfim chegou o carnaval!
Aqui no Rio percebo que o bairro onde moro tá ficando menos movimentado - acho que é o povo indo viajar. Na TV a mesma coisa de todo ano: congestionamentos. Pra se ter idéia teve um carnaval que peguei quase 12 horas de trânsito pra percorrer apenas 183 km - do Rio de Janeiro a Rio das Ostras, onde minha família tem casa. Aliás, todo ano vou pra lá. É um lugar lindo! A casa fica afastada do Centro - amém! Ninguém merece zueira na cabeça durante todo o carnaval, a galera fazendo xixi na sua porta, bêbados gritando o dia todo com seus carros equipados com som possante... aff!
Este ano o carnaval será diferente: em casa mesmo, curtindo meu lindo filho.
Eu amo carnaval! A bateria das escolas de samba tem um ritmo alucinante. Amo isso! Aliás, a dinda do meu filho que é minha irmã caçula, é rainha de bateria da União da Ilha do Governador. Por enquanto a escola está no grupo de acesso mas se Deus quiser em 2009 estará no Grupo Especial, lugar de onde nunca deveria ter saído. Esta escola de samba tem sambas de enredo inesquecíveis, super famosos.
Difícil encontrar uma fantasia para meu bebê que não tem nem 2 meses. Minha mãe está confeccionando a fantasia - ela tem mão pra costura mas não é costureira apesar de que todas as roupas que ela já fez pra mim deram certo.
As cólicas atormentam os bebezinhos - coitadinhos! Aqui em casa resolvi não dar mais luftal pra ele. Simplesmente fiz o teste - fiquei 1 dia sem dar e pasmem: ele dormiu bem melhor! Acho que a dimeticona (luftal) estimula os gases. Eu nunca me dei mt bem com luftal. Acho que ele tb não.
Nossa, ele tá crescendo e engordando! Tá ficando mt lindo! Apesar de que já cansa ficar mt tempo com ele no colo - por ele ter refluxo ele só pode deitar depois que arrotar e, às vezes ele demora mt pra arrotar. Ontem minha sogra não acreditou no que viu: ele mamou, ficou no colo dela pra arrotar por mais de hora, dormiu pesado mesmo. Resolvi então colocá-lo no berço pois nunca vi ninguém arrotar dormindo. Depois de 2 horas ele acordou aí sim, ele arrotou bonito - kkkk parecia um adulto arrotando. Foi aquele arroto que todo mundo diz que é mal educado - hahahaha
Ele tb solta mt pum. Ontem massageei a barriguinha dele com óleo (fiz movimentos da shantala) e ele soltou tanto pum, mas tanto... parecia uma metralhadora! Graças a Deus ele pegou no sono as 21:30 e dormiu direto até 3 e meia da madrugada! Troquei ele (já tava na hora de trocar, tava cheio de xixi), mamou bem, arrotou e dormiu as 4 e meia. Depois só acordou as 7:30 da manhã. Sinal de que os gases não o incomodaram, que bom! A massagem resolveu - e suspender o luftal também.
Agora aprendi: luftal só se for naquela noite punk mesmo, que nada resolve, que não sair nem um punzinho. Enquanto a massagem resolver ele não tomará remédios pra cólica. No início da semana sofri pois ele ´simplesmente não dormia de tanta cólica, só lá pelas tantas e, a gente que é mãe sofre junto e só dorme depois deles (e acorda antes deles). Imaginem: fiquei um caco!
Hoje fomos dar nosso primeiro passeio. Foi rápido - só na pracinha perto de casa pra tomar solzinho. Foram dias sem sol na Cidade Maravilhosa. Quando o astro-rei aparece é só alegria! Carioca que é carioca corre atrás do sol. Com essa voltinha na rua ele ficou tão calminho... Acho que ele estava que nem eu: de saco cheio de ficar em casa! Aff!!!!!!! Aff!!!!! Eu adoro rua e ele parece que também ama uma bagunça...
Consegui tirar umas fotinhos dele esta semana. Espero que gostem.
Papaizinho disse que nos levará pra passear durante o carnaval. Tomara! Vamos tirar mts fotos juntinhos.
Vamos rezar pro tempo ajudar. Chega de chuva!!!!!!!! Carnaval e chuva não combinam!
Ok... já escrevi demais. Tb tô aproveitando a folguinha que ele me deu.
Tenham um ótimo Carnaval! Não abusem! Os bebês precisam de sossego.
Eu tô tranqüila: carnaval tem todo ano mesmo...
Aos internautas solteiros: curtam o carnaval com responsabilidade: Se beber, não dirija! E não se esqueçam da camisinha!