quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O primeiro resfriado

Olá!
Fiquei de colocar as fotos da comemoração do 2º mesversário do Alexander. Pretendia fazer no dia 16 só que ele amanheceu totalmente congestionado. Tadinho: cheio de catarro, não conseguia nem mamar direito. Liguei imediatamente pra pediatra dele e ela recomendou nebulização com soro fisiológico e 2 gotinhas de álcool. Fiz e ele sentiu-se aliviado. Nebulizava a cada 4 horas, menos de madrugada quando ele tava dormindo profundamente - ficava com peninha de acordá-lo. Teve uma melhora, fomos à pedi dia 19 e pasmem: 2 meses e 5 dias com 5.850 gramas. Em 1 mês ele engordou 1.700g só com leite materno. Uma vitória!!
Na 5ª passada ele amanheceu com muita tosse e aí sim a pediatra prescreveu mucosolvam gotas (5 gotinhas a cada 12h), manteve a nebulização e a higienização com rinossoro. Aliás ele detesta aquela bombinha de aspirar as narinas. Chorava pra valer durante a aspiração. Temia levá-lo pra emergência do hospital e internarem meu pequeno sem necessidade. Fiquei traumatizada com o 1º mês dele: 12 dias direto em UTI fora os 4 primeiros dias de vida tb em UTI.
Por isso alerto a todas as mamães de primeira viagem: prestem muita atenção ao bebê de vcs! Logo no primeiro sintoma de um possível resfriado liguei imediatamente pra médica dele. Só levaria ao hospital se não tivesse melhoria alguma. Minha história com hospital é bem sinistra.
No dia 02/01 ele engasgou em casa, corremos pra emergência e resolveram interná-lo na UTI - foram 4 dias revirando literalmente meu bebê com tantos exames. Sabe aquela frase: "panela que muito mexe, desanda"? Pois é: só no 3º dia de internação resolveram fazer a pHmetria e detectaram refluxo gastroesofágico. No 4ºdia ele teve alta e, menos de 24 horas depois nos telefonaram do mesmo hospital dizendo que havia um exame pendente e que ele estaria com infecção urinária. Tive que correr com medo de um mal maior, afinal ele não tinha nem 1 mês de vida. Foram 7 dias de antibiótico na veia e graças a Deus deu tudo certo. Só que graças a Deus mesmo! Logo de cara suspeitei de ser infecção hospitalar - a bactéria que ele pegou tem um grande índice de infecção hospitalar no país. Tanto que na semana passada um dos pais que tinham um bebê internado na mesma UTI infelizmente perdeu o dele - por infecção! Este bebezinho fez uma cirurgia cardíaca neste hospital e teria alta alguns dias depois do meu bebê. Resumo da ópera: como constatou-se infecção no bebê ele não foi liberado ficando 1 mÊs a mais e veio a óbito. Outro bebê tb estava na mesma situação: tudo corria bem e de repente uma infecção (infelizmente estava mt mal). Nossa, meu bebê tá aqui comigo por obra de Deus!!!! Ainda não posso divulgar o nome do hospital aqui no Rio pois quero me certificar com as famílias que perderam seus bebês vítimas de infecção se foi com a mesma bactéria para daí corrermos atrás com a ANVISA. Uma UTI dessas tem que ser interditada!!!! Engraçado que neste mesmo hospital vi crianças sendo internadas com uma simples amigdalite. Minha mãe falou que se amigdalite tivesse que tratar com internação eu e minha irmã teríamos ficado anualmente internadas - desde que me conheço por gente tinha crises de amigdalite. Acho que a questão do plano de saúde, ganhar dinheiro às custas disso está gerando uma banalização da vida. Fiquei dentro desse hospital 12 dias inteiros e vi e ouvi muita coisa e nunca vi tanta internação na minha vida! Muitas delas por doenças tratáveis em casa com amoxilina. E olha que esse hospital é tido como um dos melhores em pediatria aqui no Rio! Faz cirurgias de grande porte! REalmente eles têm grande médicos mas a equipe de enfermagem... deixa mt a desejar.
Bom vou parar por aqui pq meu pequeno tá chorando.
Assim que eu puder coloco fotos dele mais recentes.
bjssss

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Os 2 meses de Alexander

Olá, internautas e blogueiras de plantão!
Tudo bem com vcs? Espero e desejo que esteja tudo ótimo.
Meu príncipe fez 2 meses de vida ontem. Estou admirada de como o tempo passa tão rápido!
Ele a cada dia que passa tá mais atento ao que acontece ao seu redor, já reconhece minha voz mesmo de longe - hoje mesmo minha irmã esteve aqui em casa e, enquanto eu agilizava o almoço ela ficou com ele na sala e, pasmem: ele ficou agoniado! Tive que parar de conversar pra ele ficar calmo e eu conseguir terminar o almoço.
Até o início dessa semana ele estava com o sono bem irregular - super agitado! segunda e terça foi um Deus-nos-acuda! Eu fiquei com ele o dia todo no colo! Minha coluna e meus braços estão emfrangalhos - aff!! Vi que ele se contorcia de cólica. Resultado: prisão de ventre (junto com prisão de vento - huahuahua). Liguei pra pediatra e ela recomendou que usasse supositório de glicerina. Nossa, um santo remédio! Não precisei introduzi-lo inteiro. Só botava e tirava do ânus dele. Fiz o movimento 10 vezes e, enfim, ele defecou. Ele chegou a rir de alívio! Fiquei com uma peninha... depois disso ele dormiu melhor a noite.
Acho que ele tá formando uma rotina: faz 3 noites que ele dorme exatamente as 21:30 e acorda as 5 da manhã. Tô achando mais fácil colocá-lo pra dormir. Associo isso pois o papai dele voltou a estudar e, como a casa fica silenciosa e mantenho esse ritmo todas as noites ele tem dormido com mais facilidade.
Às mães que têm dificuldade de colocarem seus rebentos pra dormir e, também às futuras mamães: a rotina na vida deles é fundamental!! Aquela história de que não precisa formar horário é mentira. Durante a noite a casa precisa ficar mais calma, televisão baixa, pouca luz no quartinho dele (ou no nosso), vale até música orquestrada pra acalmar. Se vc não curte músicas eruditas ou aquelas tipo new age tente colocar aquelas baldadas românticas (isso mesmo: aquela musiquinha que dançamos a dois namorando nossos maridos). Meu filhote adora "dançar" de rostinho colado comigo. Ele adormece tão gostoso...
Também não vale colocá-lo no berço assim que ele fechar os olhos (a não ser que ele já esteja acostumado a isso) senão ele desperta e todo o seu trabalho vai por água abaixo. Cada bebê tem seu ritmo. Tem aqueles que dormem logo, que não precisam ser ninados mas tem outros... O meu ama um colo! Devido o refluxo ele necessita ficar mais tempo no colo pra arrotar - e como demora isso... Mas não tem problemas! Quero dar colo agora que ele quer. Sei que no futuro vou querer dar esse colo e, provavelmente ele não irá querer mais. Passa tão rápido...
Ainda não caiu a ficha de que passei por uma cesárea pra tê-lo nos meus braços...
Ainda estranho quando deito e não vejo mais o volume da minha barriga... Sinto tanta falta de senti-lo mexendo, chutando...
Como o tempo passa rápido! Ele não é mais aquele bebê recém-nascido, frágil, molinho, que mama e dorme o tempo todo. Hoje ele tá cheio de dobrinhas, bochechudo, durinho (melhor até pra segurar). Não dorme tanto - exigindo mais de mim toda a atenção do mundo. Preciso brincar, conversar, estimular esse pequenino ser pro mundo.
É lindo quando ele sorri pra mim!
Anteontem ele deu uma gargalhada enquanto eu conversava com o papai dele. Foi lindo! Ficamos emocionados.
De presente pelos 2 meses papaizinho Alex comprou o box com os 4 primeiros DVDs da Xuxa. Acho que chamou a atenção dele... ele ficou rindo quando ouviu a música "imitando os animais". acho que foi por isso - kkkkkkkkk
Vou terminando por aqui pois ele já me chama - rsrsrsrsrs
Amanhã comemorarei o mesversário dele pois papai voltou a estudar esta semana. Sem ele fica sem sentido fazer o bolo, né?
Depois posto aqui mais fotos desses 2 lindos meses do meu filhote.
bjks

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Pouco sono e muitas cólicas

Alexander, o Bambam


Alexander e meu sobrinho - os foliões do ano.

cheiroso e prontinho pra namorar...
Oi, gente!

Espero que o carnaval de vcs tenha sido mt bom.

Por aqui foi tudo tranqüilo. Não fomos à rua já que a chuva não deu trégua no Rio de Janeiro - mt chuva e temperaturas baixas (para o bebê estavam frias).

Um carnaval light se não fosse o atropelamento de uma das minhas irmãs. Pois é: ela comprou um lava-jato e um funcionário com um carro de cliente perdeu a direção e passou literalmente por cima da minha irmã - ela está viva por um milagre! Detalhe: não quebrou nada, apenas um corte e mts ferimentos na perna. O carro passou por cima das duas pernas dela - aff! Dá até arrepios... Bem que o Paulo Barros (carnavalesco da Viradouro) poderia ter falado sobre esse tipo de arrepio.

Brincadeiras à parte, meu bebezinho fantasiou-se de bambam. Minha mãe fez a roupinha que ficou uma graça!

Assisti aos desfiles das Escolas de Samba pela TV. Fiquei triste pois a União da Ilha não subiu para o Grupo Especial embora tenha feito um belo desfile. A cada dia que passa acredito que só ganha carnaval a Escola de Samba que tem poder, que tem muito dinheiro - A Beija-Flor, por exemplo tem um patrono mt rico (bicheiro). Tá ficando sem graça a Beija-Flor ganhar todo ano. Realmente estava lindíssima, mas sempre a mesma coisa: mts plumas, brilho e riqueza. E a criatividade, onde fica? A Viradouro e a Tijuca fizeram desfiles super criativos e mt bonitos. E a Portela? Nossa, em toda a minha vida nunca vi a Portela tão linda! Enfim... mais um carnaval da Beija-Flor de Nilópolis.

Meu filhote acho que gostou da batucada das Escolas de Samba - ficava procurando o barulho.

Alexander tá numa fase linda: fica com os olhinhos bem abertos e prestando atenção em tudo que está a sua volta. E quando ouve a minha voz? Ele já fica me procurando...

Tem duas noites que ele não dorme bem - tem mts cólicas. Ele adormece nos meus braços ou mamando. Quando o ponho no berço, ele acorda e chora. Um cáos! Ele vinha dormindo tão bem... Agora ele dorme mt pouco durante o dia e a noite só dorme depois das 2 da manhã! Meu corpo tá todo dolorido de tanto andar pela casa. Os braços... não existem mais - kkkkkk Ele só quer ficar no peito mamando e chupetando. Um dos meus bicos está tão dolorido que ontem fiz uma chuca de Nan 1 mas ele não aceitou. Fez um escândalo enorme! nem parece que já mamou mamadeira (enquanto esteve internado ele mamava na chuca de madrugada). Na última noite chorei de desespero, meu corpo já tava cambaleando de cansaço, minhas pernas bambas e ele nada de dormir. Reclamei com ele. Depois fiquei com remorso. Me senti a pior das criaturas pois disse ao meu lindo filho que ele não gostava de mim - estou há 2 noites sem dormir nada! Tô um caco! o pior: meu marido só ajuda até a meia-noite pois ele tem que trabalhar e precisa descansar. O pior é que na noite anterior discutimos as 2 da manhã por ele dizer que o bebê tem algum problema, que nunca viu uma criança não dormir. Já escutei ele dizer que meu leite é fraco, que tenho que dar mamadeira mesmo, que o bebê tá com manhas, cheio de vontades... putz, liguei a merda do ar condicionado, fechei a porta e saí com o bebê para o quartinho dele (que não tem ar - assim o pai pôde dormir).

Sem ajuda de ninguém é mt complicado. Durante o dia tenho que fazer meu almoço, colocar roupas na máquina, pendurar no varal... tudo isso quando o bebê permite. Agora liguei o "F" e enquanto ele dorme eu tiro meu soninho ou fico na Net lendo meus e-mails e atualizando meu blog - pra relaxar senão vc pira!

O que mais me deixa chateada são os malditos conselhos: "se ele mama mt e não dorme, seu leite é insuficiente" (detalhe: a cada dia tá mais gordinho - vejo pelas roupas que já perdeu - a primeira gaveta da cômoda será doada), "vc dorme com ele durante o dia por isso ele troca a noite pelo dia" (se eu dormisse durante o dia não estaria tão cansada, cheia de olheiras) ou então "vc só come merda, por isso o menino tem cólicas" - bom, só falta eu parar de comer, já recuperei todas as roupas de antes da gravidez e outras que não vestia há tempos. O comentário é geral: "vc está emagrecendo bem!" Pois é: só como quando tenho tempo pois fico a maior parte do dia sozinha. Quando dá pra fazer algo tô tão cansada que durmo um pouco. A fome passa.

Meu Deus, como pode em 1 semana as coisas mudarem tanto? Meu filho era tão calminho... às vezes acho que é olho-gordo pois sempre elogiei meu príncipe nessa questão. Meus recursos pra fazê-lo dormir estão esgotados. Estou partindo para as orações e hoje vou acender uma vela pro anjo-da-guarda dele, de repente resolve...

bjks e curtam as fotinhos do pequeno príncipe.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Esquentando os tamborins

Com 45 dias

"Papaizinho é mt coruja!"

"Sou o neném bolinha da estrela."

Uma das minhas atividades preferidas: dormir (a primeira é mamar).

"Minha mãe me trata feito um boneco..."


Olá, gente!

Enfim chegou o carnaval!

Aqui no Rio percebo que o bairro onde moro tá ficando menos movimentado - acho que é o povo indo viajar. Na TV a mesma coisa de todo ano: congestionamentos. Pra se ter idéia teve um carnaval que peguei quase 12 horas de trânsito pra percorrer apenas 183 km - do Rio de Janeiro a Rio das Ostras, onde minha família tem casa. Aliás, todo ano vou pra lá. É um lugar lindo! A casa fica afastada do Centro - amém! Ninguém merece zueira na cabeça durante todo o carnaval, a galera fazendo xixi na sua porta, bêbados gritando o dia todo com seus carros equipados com som possante... aff!

Este ano o carnaval será diferente: em casa mesmo, curtindo meu lindo filho.

Eu amo carnaval! A bateria das escolas de samba tem um ritmo alucinante. Amo isso! Aliás, a dinda do meu filho que é minha irmã caçula, é rainha de bateria da União da Ilha do Governador. Por enquanto a escola está no grupo de acesso mas se Deus quiser em 2009 estará no Grupo Especial, lugar de onde nunca deveria ter saído. Esta escola de samba tem sambas de enredo inesquecíveis, super famosos.

Difícil encontrar uma fantasia para meu bebê que não tem nem 2 meses. Minha mãe está confeccionando a fantasia - ela tem mão pra costura mas não é costureira apesar de que todas as roupas que ela já fez pra mim deram certo.

As cólicas atormentam os bebezinhos - coitadinhos! Aqui em casa resolvi não dar mais luftal pra ele. Simplesmente fiz o teste - fiquei 1 dia sem dar e pasmem: ele dormiu bem melhor! Acho que a dimeticona (luftal) estimula os gases. Eu nunca me dei mt bem com luftal. Acho que ele tb não.

Nossa, ele tá crescendo e engordando! Tá ficando mt lindo! Apesar de que já cansa ficar mt tempo com ele no colo - por ele ter refluxo ele só pode deitar depois que arrotar e, às vezes ele demora mt pra arrotar. Ontem minha sogra não acreditou no que viu: ele mamou, ficou no colo dela pra arrotar por mais de hora, dormiu pesado mesmo. Resolvi então colocá-lo no berço pois nunca vi ninguém arrotar dormindo. Depois de 2 horas ele acordou aí sim, ele arrotou bonito - kkkk parecia um adulto arrotando. Foi aquele arroto que todo mundo diz que é mal educado - hahahaha

Ele tb solta mt pum. Ontem massageei a barriguinha dele com óleo (fiz movimentos da shantala) e ele soltou tanto pum, mas tanto... parecia uma metralhadora! Graças a Deus ele pegou no sono as 21:30 e dormiu direto até 3 e meia da madrugada! Troquei ele (já tava na hora de trocar, tava cheio de xixi), mamou bem, arrotou e dormiu as 4 e meia. Depois só acordou as 7:30 da manhã. Sinal de que os gases não o incomodaram, que bom! A massagem resolveu - e suspender o luftal também.

Agora aprendi: luftal só se for naquela noite punk mesmo, que nada resolve, que não sair nem um punzinho. Enquanto a massagem resolver ele não tomará remédios pra cólica. No início da semana sofri pois ele ´simplesmente não dormia de tanta cólica, só lá pelas tantas e, a gente que é mãe sofre junto e só dorme depois deles (e acorda antes deles). Imaginem: fiquei um caco!

Hoje fomos dar nosso primeiro passeio. Foi rápido - só na pracinha perto de casa pra tomar solzinho. Foram dias sem sol na Cidade Maravilhosa. Quando o astro-rei aparece é só alegria! Carioca que é carioca corre atrás do sol. Com essa voltinha na rua ele ficou tão calminho... Acho que ele estava que nem eu: de saco cheio de ficar em casa! Aff!!!!!!! Aff!!!!! Eu adoro rua e ele parece que também ama uma bagunça...

Consegui tirar umas fotinhos dele esta semana. Espero que gostem.

Papaizinho disse que nos levará pra passear durante o carnaval. Tomara! Vamos tirar mts fotos juntinhos.

Vamos rezar pro tempo ajudar. Chega de chuva!!!!!!!! Carnaval e chuva não combinam!

Ok... já escrevi demais. Tb tô aproveitando a folguinha que ele me deu.

Tenham um ótimo Carnaval! Não abusem! Os bebês precisam de sossego.

Eu tô tranqüila: carnaval tem todo ano mesmo...

Aos internautas solteiros: curtam o carnaval com responsabilidade: Se beber, não dirija! E não se esqueçam da camisinha!