quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O primeiro resfriado

Olá!
Fiquei de colocar as fotos da comemoração do 2º mesversário do Alexander. Pretendia fazer no dia 16 só que ele amanheceu totalmente congestionado. Tadinho: cheio de catarro, não conseguia nem mamar direito. Liguei imediatamente pra pediatra dele e ela recomendou nebulização com soro fisiológico e 2 gotinhas de álcool. Fiz e ele sentiu-se aliviado. Nebulizava a cada 4 horas, menos de madrugada quando ele tava dormindo profundamente - ficava com peninha de acordá-lo. Teve uma melhora, fomos à pedi dia 19 e pasmem: 2 meses e 5 dias com 5.850 gramas. Em 1 mês ele engordou 1.700g só com leite materno. Uma vitória!!
Na 5ª passada ele amanheceu com muita tosse e aí sim a pediatra prescreveu mucosolvam gotas (5 gotinhas a cada 12h), manteve a nebulização e a higienização com rinossoro. Aliás ele detesta aquela bombinha de aspirar as narinas. Chorava pra valer durante a aspiração. Temia levá-lo pra emergência do hospital e internarem meu pequeno sem necessidade. Fiquei traumatizada com o 1º mês dele: 12 dias direto em UTI fora os 4 primeiros dias de vida tb em UTI.
Por isso alerto a todas as mamães de primeira viagem: prestem muita atenção ao bebê de vcs! Logo no primeiro sintoma de um possível resfriado liguei imediatamente pra médica dele. Só levaria ao hospital se não tivesse melhoria alguma. Minha história com hospital é bem sinistra.
No dia 02/01 ele engasgou em casa, corremos pra emergência e resolveram interná-lo na UTI - foram 4 dias revirando literalmente meu bebê com tantos exames. Sabe aquela frase: "panela que muito mexe, desanda"? Pois é: só no 3º dia de internação resolveram fazer a pHmetria e detectaram refluxo gastroesofágico. No 4ºdia ele teve alta e, menos de 24 horas depois nos telefonaram do mesmo hospital dizendo que havia um exame pendente e que ele estaria com infecção urinária. Tive que correr com medo de um mal maior, afinal ele não tinha nem 1 mês de vida. Foram 7 dias de antibiótico na veia e graças a Deus deu tudo certo. Só que graças a Deus mesmo! Logo de cara suspeitei de ser infecção hospitalar - a bactéria que ele pegou tem um grande índice de infecção hospitalar no país. Tanto que na semana passada um dos pais que tinham um bebê internado na mesma UTI infelizmente perdeu o dele - por infecção! Este bebezinho fez uma cirurgia cardíaca neste hospital e teria alta alguns dias depois do meu bebê. Resumo da ópera: como constatou-se infecção no bebê ele não foi liberado ficando 1 mÊs a mais e veio a óbito. Outro bebê tb estava na mesma situação: tudo corria bem e de repente uma infecção (infelizmente estava mt mal). Nossa, meu bebê tá aqui comigo por obra de Deus!!!! Ainda não posso divulgar o nome do hospital aqui no Rio pois quero me certificar com as famílias que perderam seus bebês vítimas de infecção se foi com a mesma bactéria para daí corrermos atrás com a ANVISA. Uma UTI dessas tem que ser interditada!!!! Engraçado que neste mesmo hospital vi crianças sendo internadas com uma simples amigdalite. Minha mãe falou que se amigdalite tivesse que tratar com internação eu e minha irmã teríamos ficado anualmente internadas - desde que me conheço por gente tinha crises de amigdalite. Acho que a questão do plano de saúde, ganhar dinheiro às custas disso está gerando uma banalização da vida. Fiquei dentro desse hospital 12 dias inteiros e vi e ouvi muita coisa e nunca vi tanta internação na minha vida! Muitas delas por doenças tratáveis em casa com amoxilina. E olha que esse hospital é tido como um dos melhores em pediatria aqui no Rio! Faz cirurgias de grande porte! REalmente eles têm grande médicos mas a equipe de enfermagem... deixa mt a desejar.
Bom vou parar por aqui pq meu pequeno tá chorando.
Assim que eu puder coloco fotos dele mais recentes.
bjssss

3 comentários:

Raquel disse...

Oi anna...seu filho tá bem gordinho mesmo...que bom, eu tb so dou leite materno e em media o rafa engorda por mes 1 kilo e 200

Sobre o refriado deve ser bem ruim ver nossos bebes doentes...graças a Deus o Rafa nào teve nada, so de ver o nariz entupido as vezes eu já fico doida hehehe

bjs e uma linda semana

NINA E NATHAN disse...

nossa, q susto, heim, mas deus é maior q tudo, né? e q grandão, pois é, não há nada melhor q leite materno.
bjoks

Dri disse...

E aí, o seu lindinho já melhorou? Espero que sim... beijinhos :)